domingo, 31 de julho de 2011

Objetivos Gerais da Educação Infantil

Desenvolver uma imagem positiva de sí, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de seus limites.
Descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a saúde e bem estar.
Estabelecer vínculos afetivos e de trocas com adultos ou crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como independente e agente transformador do meio ambiente, e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.Conhecer algumas manifestações culturais, demostrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas valorizando a diversidade.
Brincar, expressando emoções,sentimentos, pensamentos,desejos e necessidades. Utilizando as diferentes linguagens(corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

domingo, 17 de julho de 2011

Brincar tem por finalidade reconhecer ludicamente o mundo

Considerando que o brincar tem por finalidade reconhecer ludicamente o mundo que cerca as crianças na educação infantil, assim beneficiando seu desenvolvimento.
 Não existe nada que a criança precise saber que não possa aprender brincando. Através do lúdico a criança realiza aprendizagens significativas. O brincar é um cenário imaginário na qual a criança realiza aprendizagens significativas,  na qual a criança simbolizando, busca reordenar-se frente ao mundo, buscando dominar as suas esperiências por meio das brincadeiras, reproduzindo ativamente aquilo que viveu passivamente.

"Ao brincar toda criança se comporta como um poeta, pois cria um mundo próprio, reajusta os elementos do seu mundo de uma nova forma que lhe agrade e lhe dê prazer." FREUD.

domingo, 10 de julho de 2011

Lùdico

O termo lúdico, do latim ludus, embora comumente usado na forma substantivada, é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar. O brincar é o conjunto de ações lúdicas desenvolvidas pelo homem, manifestada por meio do jogo ou da brincadeira, com o uso  ou não do brinquedo como suporte. Neste sentido, o lúdico abarca as categorias do jogo, do brinquedo e da brincadeira e, ainda que sejam feitas do mesmo tecido conceitual, são demarcadas por suas especificidades.
Os  brincar,jogo, brinquedo e brincadeira, se confundem algumas vezes. Além disso, alguns autores os consideram como sinônimos, por sintetizarem a vivência do lúdico. No entanto, para desenvolvermos uma prática pedagógica centrada no lúdico, precisamos estabelecer claramente a diferença entre brincar, brincadeira,jogo e brinquedo.

Fonte: Ludopedagogia: novas soluções para antigos desafios/Janes Fidélis Tomelin e Claudia de Fátima Ribeiro Basso. Blumenau: Nova letra, 2008.
80 p. :il.

domingo, 3 de julho de 2011

Crianças de 0 a 5 anos e a educação infantil (bases)

A Educação infantil, consiste na educação das crianças antes de sua entrada no ensino obrigatório. É ministrada no periodo de 0 a 5 anos. Nesta idade as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, exercitando suas capacidades motoras e cognitivas; fazendo descobertas.
O objetivo desta fase é o desenvolvimento de algumas de suas capacidades como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e com os adultos; conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas.
Não cabe a educação infantil alfabetizar as crianças, somente em idade de jardim as crianças terão contato com letrinhas e numerais, mas de uma forma suave sem cobranças.
Segundo o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL,o papel da educação infantil 0 a 5 anos é o CUIDAR da criança, contemplando a alimentação, limpeza e o lazer (Brincar). Também é papel EDUCAR sempre respeitando o carater lúdico(Brincar) das atividades, com ênfase no desenvolvimento de cada criança.
A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes areas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso é imprescindível que a criança esteja FELIZ no espaço escolar.

Luciana Cristina Muller
Pedagoga