quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Objetivos gerais da Educação Infantil

A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
DESENVOLVER uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de seus limites.
DESCOBRIR E CONHECER progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a saúde e bem estar.
ESTABELECER vínculos afetivos e de trocas com adultos ou crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
ESTABELECER E AMPLIAR cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
OBSERVAR E EXPLORAR o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como independente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
BRINCAR , expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Utiliza as diferentes linguagens (corporal, musical,plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
CONHECER algumas manifestações culturais, demostrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas valorizando a diversidade.