quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Trabalho Pedagógico do Educador infantil

O educador percebe que, desde bem pequenas, as crianças apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, elas são curiosas e querem respostas a seus porquês, o trabalho do educador é estimular e orientar as experiências por elas vividas e trazidas de casa, para que, no seu dia a dia, elas possam construir seu próprio conhecimento.
Os aspectos inerentes á educação infantil- saúde, afeto, segurança, interação, alimentação, estimulação, brincadeira, entre outros- devem integrar o cuidar/educar de forma dinâmica. Assim, a saúde está presente na hora da higiene, na escolha do alimento adequado e na discussão. O afeto perpassa todas as ações, demonstrando para a criança, através da própria ação, como estabelecer vínculos afetivos nas relações sociais. A brincadeira deve permear todas as ações como jogo simbólico, através do qual a criança compreende a si e ao outro, tendo todo seu corpo e alma interagindo de forma a construir a si, ao outro e ao meio. Para todos estes aspectos é possível estabelecer elos, interações, relações desde que a ação pedagógica esteja em permanente e total vigilância, fazendo do cuidar/educar presença constante na realidade dos espaços de educação infantil.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lúdico como linguagem na Sociedade Contemporânea

O homem na tentativa de compreender o ambiente em que vive e construir um mundo mais favorável para sua existência, teve que desenvolver capacidades de se comunicar e, em consequência disso, criou múltiplas formas de linguagem como: a escrita, a arte, o movimento, a música, a linguagem cênica, a matemática e outras formas de expressão.
Embora não seja propriamente uma novidade na área educacional, atualmente a linguagem lúdica tem sido objeto de estudo de autores em diversas áreas do conhecimento. Estes estudos têm contribuído substancialmente para compreensão dos sujeitos em sua história de desenvolvimento e humanização. No entanto, mesmo havendo certo consenso entre educadores sobre a importância da linguagem lúdica para o desenvolvimento humano, ainda se fazem presentes indagações como:
O que caracteriza as atividades lúdicas? Risos, descontração e alegria são indicativos de ludicidade na escola? Afinal, para que servem as práticas pedagógicas centradas na perspectiva lúdica? Será que servem apenas para manter um clima agradável e descontraído ?
É por meio da linguagem portanto, que o homem constrói seu conhecimento, amplia seu universo, explora e descobre o novo, se expressa e compreende cada vez mais o mundo a sua volta.
A palavra lúdica tem sua origem a palavra "ludus", que quer dizer "jogo". Se tomarmos como referência a etimologia da palavra, portanto, o termo lúdico está diretamente relacionado com a ação de jogar.
O significado desse termo, porém, não para por aí. Em sua evolução histórica, o lúdico deixou de ser um simples sinônimo de jogo e passou a ser reconhecido como uma atividade espontânea, funcional e prazerosa, essencial ao ser humano, que proporciona a sua integração com o ambiente onde vive.