quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Desenvolvimento dos bebês

O bebê com 0 a  1 mês dormirá cerca de 20 a 21 horas diárias, sua tonacidade muscular será pobre e dominarão nele os movimentos reflexos ou respostas automáticas.
Quase no final do 1o trimestre será capaz de levantar sua cabeça. Suas condutas mais comuns serão dormir, comer e chorar. Chorará quando sentir qualquer necessidade, e se alterará perante ruídos fortes.
O recém nascido mostrará preferência pelos estímulos humanos, como vozes, muito mais do que por outros como: um objeto ou um brinquedo.
Ao nascer o bebê preferirá sabores doces como o leite materno, reconhecerá sua mãe com 3 dias de nascimento pela voz, e 21 dias pelo seu cheiro, o tato e o contato com a pele serão fundamentais para fortalecer a formação de vínculos afetivos. Olhará por um instante o rosto humano e seguirá o movimento de um objeto, entretanto, sua visão será limitada o que deverá se desenvolver durante os próximos meses de vida.
Dos 6 aos 7 meses, o bebê leva a boca tudo o que estiver ao seu alcance, sua visão amadurece de maneira progressiva, sendo considerada similar a de um adulto.