domingo, 3 de julho de 2011

Crianças de 0 a 5 anos e a educação infantil (bases)

A Educação infantil, consiste na educação das crianças antes de sua entrada no ensino obrigatório. É ministrada no periodo de 0 a 5 anos. Nesta idade as crianças são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, exercitando suas capacidades motoras e cognitivas; fazendo descobertas.
O objetivo desta fase é o desenvolvimento de algumas de suas capacidades como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e com os adultos; conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas.
Não cabe a educação infantil alfabetizar as crianças, somente em idade de jardim as crianças terão contato com letrinhas e numerais, mas de uma forma suave sem cobranças.
Segundo o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL,o papel da educação infantil 0 a 5 anos é o CUIDAR da criança, contemplando a alimentação, limpeza e o lazer (Brincar). Também é papel EDUCAR sempre respeitando o carater lúdico(Brincar) das atividades, com ênfase no desenvolvimento de cada criança.
A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes areas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso é imprescindível que a criança esteja FELIZ no espaço escolar.

Luciana Cristina Muller
Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário